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Resumo:

Entre os principais campeonatos nacionais do futebol europeu, a Premier League � vista como a liga mais equilibrada e disputada.

E?? n�o por coincid�ncia, foi justamente no Campeonato Ingl�s que aconteceram duas das maiores zebras da hist�ria do futebol: os t�tulos?? do Blackburn, em 1995, e do Leicester, em 2016.

Para muita gente, esse segundo caso � a maior supresa de todos?? os tempos na elite da modalidade.

O Leicester marcou �poca tamb�m em outro aspecto: foi o caso mais famoso de aposta?? muito improv�vel que rendeu um caminh�o de dinheiro a quem teve ousadia o bastante para investir na zebra.

A seguir, o?? Ganhador mostra o tamanho do lucro de quem investiu no Leicester em sites de apostas esportivas como o Bodog �?? e d� dicas para quem pensa em identificar a pr�xima zebra hist�rica e fazer fortuna com um palpite certeiro.

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Barueri vence a primeira na Superliga; os resultados desse s�bado (09) Enfim, o bar�ei venceu A Primeira Na V�lei feminina.?? Depois de encarar uma sequ�ncia pesada no come�o da competi��o nacional), O time paulista visitouo BluVolei nesse domingo(08 ) e?? derrotou do rival por 3 sets contra 1 - em parciaisde 25-21�,25-141, 20-35e 27-126). Coma vit�ria que as comandadas De?? Wag�o sa�ram com [...]Enfin", eleBariuera ganhou � segundana Voleibol feminino�. depois se enfrentaram essa sequencia pesado No in�cio desta disputa

nacional,?? o time paulista visitou a BluVolei nesse s�bado (09) e derrotou do rival por 3 sets A 1. em parciais?? de 25-21;25-141, 20-35 da 27-1325)). Com essa vit�ria tamb�m as comandadasde Wag�o sa�ram Da zona rebaixamentoe encostaram no G-8?? na Superliga

manteve o time paranaense dentro da zona de classifica��o para os playoffs que competi��o nacional, na s�tima coloca��o com?? 9 pontos. Siga a Esporte News Mundo no Twitter e Facebook � Instagram Em jogo isolado pela Superliga masculina

se manteve?? em �ltimo lugar na tabela com apenas 2 pontos conquistados. Superliga feminina - 6a rodada: V�lei masculina / 1o rodadas?? e +Os melhores conte�dos no seu E-mail gratuitamente! Escolha aganhar dinheiro sem dep�sitoNewsletter favorita do Terra, Clique

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Blaise Pascal

A Aposta de Pascal � uma proposta argumentativa de filosofia apolog�tica criada pelo fil�sofo, matem�tico e f�sico franc�s do?? s�culo XVII Blaise Pascal.

Ela postula que h� mais a ser ganho pela suposi��o da exist�ncia de Deus do que pela?? n�o exist�ncia de Deus, que uma pessoa racional deveria viver a ganhar dinheiro sem dep�sito vida de acordo com a perspectiva de que?? Deus existe, mesmo que seja imposs�vel para a raz�o nos afirmar tal.

Pascal formula esta aposta de um ponto de vista?? crist�o, e foi publicado na se��o 233 do seu livro p�stumo Pens�es (Pensamentos).

Historicamente, foi um trabalho pioneiro no campo da?? teoria das probabilidades, marcou o primeiro uso formal da teoria da decis�o, e antecipou filosofias futuras como o existencialismo, pragmatismo?? e voluntarismo.[1]

Este argumento tem o formato que se segue:[2]

se acreditar em Deus e estiver certo, terei um ganho infinito;

se acreditar?? em Deus e estiver errado, terei uma perda finita;

se n�o acreditar em Deus e estiver certo, terei um ganho finito;

se?? n�o acreditar em Deus e estiver errado, terei uma perda infinita.

Incapacidade de acreditar [ editar | editar c�digo-fonte ]

Pascal referenciou?? a dificuldade que temos em diferenciar a raz�o e o processo de "racionalidade", pondo em contraste com a a��o de?? genuinamente acreditar em algo, propondo que: " atuar como se [algu�m) acreditasse" pode "curar (algu�m) de n�o acreditar".

Mas ao menos?? reconhe�a ganhar dinheiro sem dep�sito incapacidade de acreditar, j� que a raz�o te trouxe a isto, e voc� n�o consegue acreditar.

Esforce-se para convencer?? a si mesmo, n�o atrav�s de mais provas de Deus, mas pela redu��o de suas paix�es.

Voc� gostaria de ter f�,?? mas n�o sabe o caminho; voc� quer se curar da descren�a, e pede um rem�dio para isto.

Aprenda com aqueles que?? estiveram presos como voc�, e que agora apostam todas as suas posses.

Existem pessoas que sabem o caminho que voc� vai?? seguir, e que se curaram de todas as doen�as que voc� ainda ser� curado.

Siga o caminho atrav�s do qual come�amos;?? agindo como se acreditasse, recebendo a �gua benta, assistindo missas, etc.

At� mesmo isto vai te fazer acreditar naturalmente, e acabar?? com ganhar dinheiro sem dep�sito resist�ncia.

[ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.

Vieira Pens�es Sec�o III nota 233, p�gina 40,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

Pascal prop�e?? que se siga um caminho que ele pr�prio j� teria passado, e que � poss�vel se ter aut�ntica f� com?? o exerc�cio da mesma.

An�lise atrav�s da teoria da decis�o [ editar | editar c�digo-fonte ]

As possibilidades definidas pela aposta de?? Pascal podem ser pensadas como uma escolha em indecis�o com os valores da matriz de decis�o seguinte:

Deus existe (G) Deus?? n�o existe (�G) Acreditar (B) +8 (ganho infinito) -1 (perda finita - 1 vida) N�o acreditar (�B) -8 (perda infinita)?? +1 (ganho finito - 1 vida)

Assumindo estes valores, a op��o de viver como se Deus existisse (B) supera a op��o?? de viver como se Deus n�o existisse (�B),desde que se assuma a possibilidade da exist�ncia de Deus.

Noutras palavras, o valor?? esperado de se escolher B � maior ou igual �quele de escolher �B.

A perspectiva do ganho infinito � suficiente para?? Pascal fazer seu ponto, como ele afirma:...

Mas existe aqui uma infinidade em uma vida infinitamente feliz a se ganhar, uma?? chance de ganho contra um n�mero finito de chances de perda, e aquilo que voc� aposta � finito.

Tudo � dividido;?? aonde quer que esteja o infinito, n�o existe um n�mero infinito de chances de perda contra a chance de ganho,?? n�o h� tempo para hesitar, voc� deve apostar tudo.

[ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.

Vieira Pens�es Sec�o III nota 233,?? p�gina 39,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

De fato, de acordo com teoria da decis�o, o �nico valor que importa na matriz acima?? � o +8 (infinito n�o negativo).

Qualquer matriz do seguinte tipo (em que f 1 , f 2 , and f?? 3 s�o todos n�meros finitos positivos ou negativos) resultam em (B) ser a �nica escolha racional.

[1] Jeff Jordan argumenta que?? a aposta tamb�m pode ser reescrita como uma tabela de decis�o sem considerar os valores infinitos,[3] e segundo Edward McClenen?? existem, na verdade, 4 vers�es diferentes para o argumento em Pens�es.[3]

Deus existe (G) Deus n�o existe (�G) Cren�a (B) +8?? f 1 Descren�a (�B) f 2 f 3

As cr�ticas � teoria de Pascal foram constantes desde a ganhar dinheiro sem dep�sito primeira publica��o.

Vieram?? de todos os cantos religiosos, aos ate�stas que questionavam os "benef�cios" de uma divindade que estaria para al�m dos limites?? da raz�o, e dos religiosos ortodoxos que tomaram desgosto � linguagem de�stica e agn�stica da aposta.

� criticada por n�o provar?? a exist�ncia de Deus, encorajar a acreditarmos falsamente, e escala o problema de qual Deus seria mais favor�vel venerar.

Argumento do?? Apelo ao Medo [ editar | editar c�digo-fonte ]

Alguns documentos na internet argumentam que � uma fal�cia do tipo Argumentum?? ad metum (ou Argumento pelo/do medo), uma vez que ela afirma que ao n�o se acreditar no Deus crist�o, a?? perda infinita implicaria ser severamente punido ap�s a morte.

[4] Embora , o argumento � sem fundamento, pois Pascal prev� que?? a decis�o pela cren�a em Deus seja uma escolha baseada em chances e n�o motivada pelo medo.

O argumento de Pascal?? n�o tem como objetivo provar que Deus existe ou n�o, mas convencer o descrente que � uma escolha razo�vel apostar?? na ganhar dinheiro sem dep�sito exist�ncia.

De fato, o uso do argumento do Apelo ao Medo por cr�ticos apenas refor�a a aposta de Pascal,?? j� que este afirma em Pens�es:

Os homens desprezam a religi�o; eles a odeiam, e temem que ela seja verdade.

Para remediar?? isto, n�s devemos come�ar por mostrar que a religi�o � contr�ria a raz�o; que � vener�vel, para inspirar respeito a?? ela; ent�o devemos torn�-la am�vel, para fazer com que bons homens esperem que seja verdade.

Finalmente, devemos provar que � verdade.

[?? 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.

Vieira Pens�es Sec�o III nota 187 p�gina 31,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

Segundo Jeff Jordan[5] todo o?? argumento de Pascal se estrutura na forma de uma aposta, uma decis�o tomada em um momento de indecis�o.

Ainda segundo ele,?? Pascal assumia que uma pessoa, apenas pela virtude de estar neste mundo, est� em uma situa��o de aposta, e esta?? aposta envolve ganhar dinheiro sem dep�sito vida sobre a exist�ncia ou n�o de Deus em um mundo em que Deus pode existir ou?? n�o.

Argumento do Custo [ editar | editar c�digo-fonte ]

Outro argumento contra o argumento de Pascal, � do Custo.

A aposta tentaria?? nos levar a acreditar em Deus, com o pressuposto que isto � muito vantajoso voc� estando certo e insignificante se?? estiver errado.

E o pre�o a pagar por crer n�o � insignificante, pois a pessoa pode precisar seguir l�deres religiosos, seguir?? dogmas e tradi��es, e contribuir financeiramente para manter a religi�o.

E mesmo que uma pessoa n�o tenha religi�o, mas mantenha f�?? na exist�ncia de algum deus, esta f� poder� ter consequ�ncias.

Pode ser citado como exemplo o caso de Steve Jobs, que?? era zen-budista e acreditava na ideia do pensamento m�gico, e por isso, segundo seu bi�grafo,[6] tomou uma decis�o errada em?? rela��o ao tratamento do seu c�ncer que levou a ganhar dinheiro sem dep�sito morte.

[7] (contudo, existe quem afirme que muitos boatos foram criados?? sobre ganhar dinheiro sem dep�sito morte, e que ele recebia tratamento para ganhar dinheiro sem dep�sito doen�a[8]).

Outro exemplo , � da filha do ex-jogador de futebol?? ,Pel�, chamada Sandra Regina Machado, que se negou a receber tratamento m�dico, para seu c�ncer, pois tinha f� que sua?? cura seria milagrosa.

Seu m�dico afirmou que ganhar dinheiro sem dep�sito cura era garantida se ela mantivesse o tratamento, mas ganhar dinheiro sem dep�sito escolha por uma?? cura pel f� a levou a �bito.

[9] Bob Marley deixou de amputar seu dedo do p� com c�ncer devido a?? ganhar dinheiro sem dep�sito religi�o, Rastafari, pois acreditava que o corpo � um templo que ningu�m pode modificar.

O c�ncer se espalhou e o?? levou a morte.[2]

O custo, contudo, de viver-se acreditando em Deus n�o � considerado na aposta, pois o objeto de aposta?? � a ganhar dinheiro sem dep�sito vida.

Quando Pascal fala em custo zero em ganhar dinheiro sem dep�sito aposta, ele se refere ao custo referente a felicidade?? (entre outros custos espec�ficos que ele cita e lida) na nota 233: "E quanto a ganhar dinheiro sem dep�sito felicidade? Vamos pesar o?? ganho e perda em apostar que Deus existe.

Vamos estimar essas possibilidades.

Se voc� ganhar, voc� ganha tudo; se perder, voc� n�o?? perde nada" E ao final de seu discurso na nota 233 ainda afirma:

-Agora, que danos podem cair sobre voc� ao?? escolher seu lado?...

eu argumentaria que voc� ir� ganhar nesta vida, e que cada passo nesta estrada, voc� ter� cada vez?? mais certeza do ganho, e muito mais ainda do vazio do que voc� aposta, que voc� ir� ao menos reconhecer?? que voc� apostou por algo certo e infinito, pelo qual voc� n�o precisou entregar nada.

Pens�es Se��o III nota 233, p�gina?? 40, Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

O erro de Pascal neste argumento, � que n�o existe nenhum vest�gio de que a intensidade?? da felicidade seja menor entre os que n�o acreditam na exist�ncia de Deus.

Pode-se perceber que em ganhar dinheiro sem dep�sito aposta, sup�e-se que?? o ganho infinito de apostar em Deus supera qualquer custo que possa existir em vida.

Pascal ainda argumenta que quanto mais?? se dedica crer em Deus, menos se enxerga valor nos objetos do mundo, que s�o passageiros e portanto o custo?? se torna insignificante.

Argumento dos V�rios Deuses [ editar | editar c�digo-fonte ]

Um dos argumentos usados contra Pascal � a obje��o?? dos V�rios Deuses, e implica que o argumento de Pascal usa da falsa dicotomia, quando reconhece a exist�ncia de apenas?? duas op��es, acreditar ou n�o no deus crist�o - ignorando, por�m, que existem milhares de outros sistemas de cren�as a?? serem considerados como existentes ou n�o.

A cren�a no deus errado, de acordo com as religi�es religi�es do tipo monote�stas do?? Oriente M�dio (Isl�, Cristianismo, Juda�smo), � punida da pior maneira poss�vel, segundo as escrituras religiosas destas mesmas cren�as.

Outro fato que?? se considera, � a exist�ncia de "deuses n�o-documentados" com propriedades bem diferentes do que as estipuladas pelas Escrituras, tamb�m: onipresen�a,?? onisci�ncia, onipot�ncia, benevol�ncia etc.

Portanto, as chances de acertar, acreditando no Deus judaico-crist�o como sendo o verdadeiro, s�o muito menores do?? que o estipulado por Blaise Pascal, que � de 50%.

Se devidamente calculado a probabilidade fica pr�ximo a 0%.

Em seu Pens�e?? 226,[10] Pascal n�o se aprofundou no assunto, dizendo que aqueles que argumentam sobre este ponto s�o c�ticos que se recusam?? a buscar a verdade e se contentam em ficar de olhos fechados.

Jeff Jordan vai al�m, defendendo que n�o h� como?? formular a obje��o dos V�rios Deuses de forma a realmente refutar o argumento de Pascal.

[11] Robert Peterson argumenta que esta?? obje��o quando colocada no contexto da Aposta de Pascal se torna vazia, pois considera apenas 5 p�ginas de Pens�es (com?? a aposta) e esquece o restante das quase 300 p�ginas do livro (o n�mero de p�ginas varia de acordo com?? a tradu��o/edi��o), em que Pascal defende apenas o Deus crist�o e dedica um cap�tulo exclusivo para falar da falsidade de?? outras religi�es.

Jeff Jordan ainda arguiu que ao se atribuir uma probabilidade quase nula a todos os outros Deuses, a probabilidade?? de exist�ncia de Deus continua sendo 50% e cita o caso do lan�amento de uma moeda[11]:...

Quando algu�m lan�a uma moeda?? considerada justa, � poss�vel que ela aterrise em seu meio, continue suspensa no ar, desapare�a, ou qualquer outro evento bizarro?? aconte�a.

Ainda assim, como n�o h� nenhuma raz�o para acreditar que esses eventos s�o plaus�veis, n�s negligenciamos todas essas possibilidades e?? consideramos apenas a chance da moeda aterrisar sobre o lado da cara ou o lado da coroa Jordan, Jeff.

"The Many-Gods?? Objection" in Gambling On God, Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

Apesar de plaus�vel e l�gico, este argumento ignora o fato de que?? a aposta n�o trata de um fen�meno observ�vel e mensur�vel, como o lan�amento de uma moeda.

Todos os deuses e sistemas?? de cren�as diferentes s�o, por ganhar dinheiro sem dep�sito natureza sobrenatural, inverific�veis, tornando desonesta esta compara��o, pois a possibilidade uma moeda cair sobre?? o lado ou desaparecer s�o baix�ssimas, enquanto a chance de um outro deus existir � igual a chance do deus?? crist�o existir.

Outro aspecto importante que deve ser notado durante a leitura dos Pens�es sobre as falsas religi�es de Pascal �?? que ele n�o submete o cristianismo ao mesmo grau de escrut�nio e ceticismo com qual trata as demais religi�es.

Argumento da?? Cren�a Desonesta [ editar | editar c�digo-fonte ]

Alguns cr�ticos argumentam que a aposta de Pascal pode ser um argumento para?? a Cren�a Desonesta.

Al�m disso, seria absurdo pensar que um Deus, justo e onisciente, n�o seria capaz de ver atr�s da?? estrat�gia da parte do "crente", portanto anulando os benef�cios da aposta.[12]

J� que essas cr�ticas n�o est�o preocupadas com a validade?? da aposta em si, mas com o poss�vel resultado - uma pessoa que foi convencida pelo argumento e que ainda?? n�o consiga acreditar sinceramente -, elas s�o consideradas tangenciais ao argumento.

Aquilo que estes cr�ticos est�o questionando � tratado posteriormente por?? Pascal que oferece um conselho para o descrente que concluiu que o �nico m�todo racional � apostar na exist�ncia de?? Deus, j� que apostar n�o o torna um crente.

Outros cr�ticos arguem que Pascal ignorou que o tipo de car�ter epist�mico?? de Deus certamente valorizaria mais criaturas racionais se ele existisse.

Mais especificamente, Richard Carrier apontou uma defini��o alternativa de Deus que?? prefere que suas criaturas sejam pesquisadoras honestas e reprova os m�todos da Cren�a Desonesta:

Suponha que exista um Deus que est�?? nos observando e escolhendo que almas dos mortos deve trazer para o c�u, e este Deus quer que apenas aqueles?? que s�o moralmente bons habitem no c�u.

Ele provavelmente vai selecionar somente aqueles que fizeram um esfor�o significante e respons�vel para?? descobrir a verdade...

Portanto, apenas estas pessoas podem ser suficientemente morais e sinceras para merecer um lugar no para�so - ao?? n�o ser, que Deus deseje preencher o c�u com os moralmente pregui�osos, irrespons�veis ou desonestos.

The End of Pascal's Wager: Only?? Nontheists Go to Heaven [ 13 ]

Como j� foi exibido acima, em nenhum ponto da aposta Pascal refor�a a cren�a?? desonesta; Deus, sendo onisciente, n�o sucumbiria a um truque e, oniscientemente, recompensaria o enganador.

Ao inv�s disso, depois de estabelecer sua?? aposta, Pascal refere-se a uma pessoa hipot�tica que j� pesou irracionalmente a cren�a em Deus atrav�s da aposta e est�?? convencido da possibilidade, mas ainda n�o conseguiu acreditar.

De novo, como notado acima, Pascal oferece uma maneira de escapar do sentimento?? que o compele a n�o crer em Deus depois que a validade da aposta tenha sido firmada.

Este caminho � atrav�s?? da disciplina espiritual, estudo e comunidade.

Em termos pr�ticos, portanto, o cen�rio alternativo em que Deus valoriza apenas a cren�a racional?? e d�vida honesta que � proposta por Carrier e outros cr�ticos n�o � realmente diferente do argumento de Pascal.

Na verdade,?? Pascal � bastante incisivo em ganhar dinheiro sem dep�sito cr�tica contra pessoas que s�o ap�ticas sobre considerar o problema da exist�ncia de Deus.

Em?? teoria das probabilidades, um martingale � um modelo de jogo honesto (fair game) em que o conhecimento de eventos passados?? nunca ajuda a prever os ganhos futuros e apenas o evento atual importa.

Em particular, um martingale � uma sequ�ncia de?? vari�veis aleat�rias (isto �, um processo estoc�stico) para o qual, a qualquer tempo espec�fico na sequ�ncia observada, a esperan�a do?? pr�ximo valor na sequ�ncia � igual ao valor presentemente observado, mesmo dado o conhecimento de todos os valores anteriormente observados.[1]

O?? movimento browniano parado � um exemplo de martingale.

Ele pode modelar um jogo de cara ou coroa com a possibilidade de?? fal�ncia.

Em contraste, em um processo que n�o � um martingale, o valor esperado do processo em um tempo pode ainda?? ser igual ao valor esperado do processo no tempo seguinte.

Entretanto, o conhecimento de eventos anteriores (por exemplo, todas as cartas?? anteriormente retiradas de um baralho) pode ajudar a reduzir a incerteza sobre os eventos futuros.

Assim, o valor esperado do pr�ximo?? evento, dado o conhecimento do evento presente e de todos os anteriores, pode ser mais elevado do que o do?? presente evento se uma estrat�gia de ganho for usada.

Martingales excluem a possibilidade de estrat�gias de ganho baseadas no hist�rico do?? jogo e, portanto, s�o um modelo de jogos honestos.

� tamb�m uma t�cnica utilizada no mercado financeiro, para recuperar opera��es perdidas.

Dobra-se?? a segunda m�o para recuperar a anterior, e assim sucessivamente, at� o acerto.

Martingale � o sistema de apostas mais comum?? na roleta.

A popularidade deste sistema se deve � ganhar dinheiro sem dep�sito simplicidade e acessibilidade.

O jogo Martingale d� a impress�o enganosa de vit�rias?? r�pidas e f�ceis.

A ess�ncia do sistema de jogo da roleta Martingale � a seguinte: fazemos uma aposta em uma chance?? igual de roleta (vermelho-preto, par-�mpar), por exemplo, no "vermelho": fazemos uma aposta na roleta por 1 d�lar; se voc� perder,?? dobramos e apostamos $ 2.

Se perdermos na roleta, perderemos a aposta atual ($ 2) e a aposta anterior ($ 1)?? de $ 3.4, por exemplo.

duas apostas ganham (1 + 2 = $ 3) e temos um ganho l�quido de $?? 1 na roleta.

Se voc� perder uma segunda vez na roleta Martingale, dobramos a aposta novamente (agora � $ 4).

Se ganharmos,?? ganharemos de volta as duas apostas anteriores (1 + 2 = 3 d�lares) e a atual (4 d�lares) da roda?? da roleta, e novamente ganharemos 1 d�lar do cassino [2].

Originalmente, a express�o "martingale" se referia a um grupo de estrat�gias?? de aposta popular na Fran�a do s�culo XVIII.

[3][4] A mais simples destas estrat�gias foi projetada para um jogo em que?? o apostador ganhava se a moeda desse cara e perdia se a moeda desse coroa.

A estrat�gia fazia o apostador dobrar?? ganhar dinheiro sem dep�sito aposta depois de cada derrota a fim de que a primeira vit�ria recuperasse todas as perdas anteriores, al�m de?? um lucro igual � primeira aposta.

Conforme o dinheiro e o tempo dispon�vel do apostador se aproximam conjuntamente do infinito, a?? possibilidade de eventualmente dar cara se aproxima de 1, o que faz a estrat�gia de aposta martingale parecer como algo?? certo.

Entretanto, o crescimento exponencial das apostas eventualmente leva os apostadores � fal�ncia, assumindo de forma �bvia e realista que a?? quantidade de dinheiro do apostador � finita (uma das raz�es pelas quais casinos, ainda que desfrutem normativamente de uma vantagem?? matem�tica nos jogos oferecidos aos seus clientes, imp�em limites �s apostas).

Um movimento browniano parado, que � um processo martingale, pode?? ser usado para descrever a trajet�ria de tais jogos.

O conceito de martingale em teoria das probabilidades foi introduzido por Paul?? L�vy em 1934, ainda que ele n�o lhes tivesse dado este nome.

[5] O termo "martingale" foi introduzido em 1939 por?? Jean Ville,[6] que tamb�m estendeu a defini��o � martingales cont�nuos.

[7] Muito do desenvolvimento original da teoria foi feito por Joseph?? Leo Doob, entre outros.

[8] Parte da motiva��o daquele trabalho era mostrar a impossibilidade de estrat�gias de aposta bem-sucedidas.[9]

Uma defini��o b�sica?? de um martingale de tempo discreto diz que ele � um processo estoc�stico (isto �, uma sequ�ncia de vari�veis aleat�rias)?? X 1 , X 2 , X 3 , ...

{\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...

} de tempo discreto que satisfaz, para qualquer tempo n?? {\displaystyle n} ,

E ( | X n | ) < 8 {\displaystyle \mathbf {E} (\vert X_{n}\vert )<\infty }

E ( X?? n + 1 | X 1 , .

.

.

, X n ) = X n .

{\displaystyle \mathbf {E} (X_{n+1}\mid X_{1},\ldots?? ,X_{n})=X_{n}.}

Isto �, o valor esperado condicional da pr�xima observa��o, dadas todas as observa��es anteriores, � igual � mais recente observa��o.[10]

Sequ�ncias?? martingale em rela��o a outra sequ�ncia [ editar | editar c�digo-fonte ]

Mais geralmente, uma sequ�ncia Y 1 , Y 2?? , Y 3 , ...

{\displaystyle Y_{1},Y_{2},Y_{3},...

} � considerada um martingale em rela��o a outra sequ�ncia X 1 , X 2?? , X 3 , ...

{\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...

} se, para todo n {\displaystyle n} ,

E ( | Y n | )

E ( Y n + 1 | X 1 , .

.

.

, X?? n ) = Y n .

{\displaystyle \mathbf {E} (Y_{n+1}\mid X_{1},\ldots ,X_{n})=Y_{n}.}

Da mesma forma, um martingale de tempo cont�nuo em rela��o?? ao processo estoc�stico X t {\displaystyle X_{t}} � um processo estoc�stico Y t {\displaystyle Y_{t}} tal que, para todo t?? {\displaystyle t} ,

E ( | Y t | ) < 8 {\displaystyle \mathbf {E} (\vert Y_{t}\vert )<\infty }

E ( Y?? t | { X t , t = s } ) = Y s ? s = t .

{\displaystyle \mathbf?? {E} (Y_{t}\mid \{X_{\tau },\tau \leq s\})=Y_{s}\quad \forall s\leq t.}

Isto expressa a propriedade de que o valor esperado condicional de qualquer?? observa��o no tempo t {\displaystyle t} , dadas todas as observa��es at� o tempo s {\displaystyle s} , � igual?? � observa��o no tempo s {\displaystyle s} (considerando que s = t {\displaystyle s\leq t} ).

Em geral, um processo estoc�stico?? Y : T � O ? S {\displaystyle Y:T\times \Omega \to S} � um martingale em rela��o a uma filtra��o?? S * {\displaystyle \Sigma _{*}} e medida de probabilidade P {\displaystyle P} se

S * {\displaystyle \Sigma _{*}} espa�o de probabilidade?? subjacente ( O , S , P {\displaystyle \Omega ,\Sigma ,P}

espa�o de probabilidade subjacente ( Y {\displaystyle Y} S *?? {\displaystyle \Sigma _{*}} t {\displaystyle t} T {\displaystyle T} Y t {\displaystyle Y_{t}} fun��o mensur�vel S t {\displaystyle \Sigma _{\tau?? }}

fun��o mensur�vel Para cada t {\displaystyle t} Y t {\displaystyle Y_{t}} espa�o Lp L 1 ( O , S t?? , P ; S ) {\displaystyle L^{1}(\Omega ,\Sigma _{t},P;S)}

E P ( | Y t | ) < + 8 ;?? {\displaystyle \mathbf {E} _{\mathbf {P} }(|Y_{t}|)<+\infty ;}

Para todo s {\displaystyle s} t {\displaystyle t} s < t {\displaystyle s

E P ( [ Y t - Y s ] ? F ) =?? 0 , {\displaystyle \mathbf {E} _{\mathbf {P} }\left([Y_{t}-Y_{s}]\chi _{F}\right)=0,} em que ? F {\displaystyle \chi _{F}} fun��o indicadora do evento?? F {\displaystyle F} A �ltima condi��o � denotada como Y s = E P ( Y t | S s?? ) , {\displaystyle Y_{s}=\mathbf {E} _{\mathbf {P} }(Y_{t}|\Sigma _{s}),} que � uma forma geral de valor esperado condicional.[ 11 ]

�?? importante notar que a propriedade martingale envolve tanto a filtra��o, como a medida de probabilidade (em rela��o � qual os?? valores esperados s�o assumidos).

� poss�vel que Y {\displaystyle Y} seja um martingale em rela��o a uma medida, mas n�o em?? rela��o a outra.

O Teorema de Girsanov oferece uma forma de encontrar uma medida em rela��o � qual um processo de?? Ito � um martingale.[12]

Exemplos de martingales [ editar | editar c�digo-fonte ]

Um passeio aleat�rio n�o viesado (em qualquer n�mero de?? dimens�es) � um exemplo de martingale.

O dinheiro de um apostador � um martingale se todos os jogos de aposta com?? que ele se envolver forem honestos.

Uma urna de P�lya cont�m uma quantidade de bolas de diferentes cores.

A cada itera��o, uma?? bola � aleatoriamente retirada da urna e substitu�da por v�rias outras da mesma cor.

Para qualquer cor dada, a fra��o das?? bolas na urna com aquela cor � um martingale.

Por exemplo, se atualmente 95% da bolas s�o vermelhas, ent�o, ainda que?? a pr�xima itera��o mais provavelmente adicione bolas vermelhas e n�o de outra cor, este vi�s est� exatamente equilibrado pelo fato?? de que adicionar mais bolas vermelhas altera a fra��o de forma muito menos significativa do que adicionar o mesmo n�mero?? de bolas n�o vermelhas alteraria.

Suponha que X n {\displaystyle X_{n}} moeda honesta foi jogada n {\displaystyle n}

moeda honesta foi jogada?? Considere Y n = X n 2 - n {\displaystyle Y_{n}={X_{n}}^{2}-n} X n {\displaystyle X_{n}} { Y n : n?? = 1 , 2 , 3 , ...

} {\displaystyle \{Y_{n}:n=1,2,3,...

\}} raiz quadrada do n�mero de vezes que a moeda for?? jogada.

raiz quadrada do n�mero de vezes que a moeda for jogada.

No caso de um martingale de Moivre, suponha que a?? moeda � desonesta, isto �, viesada, com probabilidade p {\displaystyle p} q = 1 - p {\displaystyle q=1-p}

X n +?? 1 = X n � 1 {\displaystyle X_{n+1}=X_{n}\pm 1} com + {\displaystyle +} - {\displaystyle -}

Y n = ( q?? / p ) X n .

{\displaystyle Y_{n}=(q/p)^{X_{n}}.}

Ent�o, { Y n : n = 1 , 2 , 3 , ...

}?? {\displaystyle \{Y_{n}:n=1,2,3,...

\}} { X n : n = 1 , 2 , 3 , ...

} {\displaystyle \{X_{n}:n=1,2,3,...

\}} E [ Y?? n + 1 | X 1 , .

.

.

, X n ] = p ( q / p ) X?? n + 1 + q ( q / p ) X n - 1 = p ( q / p?? ) ( q / p ) X n + q ( p / q ) ( q / p )?? X n = q ( q / p ) X n + p ( q / p ) X n?? = ( q / p ) X n = Y n .

{\displaystyle {\begin{aligned}E[Y_{n+1}\mid X_{1},\dots ,X_{n}]&=p(q/p)^{X_{n}+1}+q(q/p)^{X_{n}-1}\\[6pt]&=p(q/p)(q/p)^{X_{n}}+q(p/q)(q/p)^{X_{n}}\\[6pt]&=q(q/p)^{X_{n}}+p(q/p)^{X_{n}}=(q/p)^{X_{n}}=Y_{n}.\end{aligned}}}

No teste de raz�o de verossimilhan�a?? em estat�stica, uma vari�vel aleat�ria X {\displaystyle X} f {\displaystyle f} g {\displaystyle g} amostra aleat�ria X 1 , ...

,?? X n {\displaystyle X_{1},...

,X_{n}} [ 13 ] Considere Y n {\displaystyle Y_{n}}

Y n = ? i = 1 n g?? ( X i ) f ( X i ) {\displaystyle Y_{n}=\prod _{i=1}^{n}{\frac {g(X_{i})}{f(X_{i})}}}

Se X {\displaystyle X} f {\displaystyle f} g?? {\displaystyle g} { Y n : n = 1 , 2 , 3 , ...

} {\displaystyle \{Y_{n}:n=1,2,3,...

\}} { X n?? : n = 1 , 2 , 3 , ...

} {\displaystyle \{X_{n}:n=1,2,3,...\}}

Suponha que uma ameba se divide em duas amebas?? com probabilidade p {\displaystyle p} 1 - p {\displaystyle 1-p} X n {\displaystyle X_{n}} n {\displaystyle n} X n =?? 0 {\displaystyle X_{n}=0} r {\displaystyle r} r {\displaystyle r} p {\displaystyle p} [ 14 ] Ent�o

{ r X n :?? n = 1 , 2 , 3 , .

.

.

} {\displaystyle \{\,r^{X_{n}}:n=1,2,3,\dots \,\}}

� um martingale em rela��o a { X?? n : n = 1 , 2 , 3 , ...

} {\displaystyle \{X_{n}:n=1,2,3,...\}}

Uma s�rie martingale criada por software.

Em uma comunidade?? ecol�gica (um grupo de esp�cies em um n�vel tr�fico particular, competindo por recursos semelhantes em uma �rea local), o n�mero?? de indiv�duos de qualquer esp�cie particular de tamanho fixado � uma fun��o de tempo (discreto) e pode ser visto como?? uma sequ�ncia de vari�veis aleat�rias.

Esta sequ�ncia � um martingale sob a teoria neutra unificada de biodiversidade e biogeografia.

Se { N?? t : t = 0 } {\displaystyle \{N_{t}:t\geq 0\}} processo de Poisson com intensidade ? {\displaystyle \lambda } { N?? t - ? t : t = 0 } {\displaystyle \{N_{t}-\lambda _{t}:t\geq 0\}}

Submartingales, supermartingales e rela��o com fun��es harm�nicas [?? editar | editar c�digo-fonte ]

H� duas generaliza��es populares de um martingale que tamb�m incluem casos em que a observa��o atual?? X n {\displaystyle X_{n}} n�o � necessariamente igual � futura expectativa condicional E [ X n + 1 | X?? 1 , ...

, X n ] {\displaystyle E[X_{n+1}|X_{1},...

,X_{n}]} , mas, em vez disto, a um limite superior ou inferior �?? expectativa condicional.

Estas defini��es refletem uma rela��o entre a teoria do martingale e a teoria do potencial, que � o estudo?? das fun��es harm�nicas.

[15] Assim como um martingale de tempo cont�nuo satisfaz a E [ X t | { X t?? : t = s } - X s = 0 ? s = t {\displaystyle E[X_{t}|\{X_{\tau }:\tau \leq s\}-X_{s}=0\forall s\leq?? t} , uma fun��o harm�nica f {\displaystyle f} satisfaz a equa��o diferencial parcial ? f = 0 {\displaystyle \Delta f=0}?? , em que ? {\displaystyle \Delta } � o operador de Laplace.

Dado um processo de movimento browniano W t {\displaystyle?? W_{t}} e uma fun��o harm�nica f {\displaystyle f} , o processo resultante f ( W t ) {\displaystyle f(W_{t})} tamb�m?? � um martingale.

Um submartingale de tempo discreto � uma sequ�ncia X 1 , X 2 , X 3 , .

.

.

?? {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},\ldots } integr�veis que satisfaz a

E [ X n + 1 | X 1 , .

.

.

, X n?? ] = X n .

{\displaystyle {}E[X_{n+1}|X_{1},\ldots ,X_{n}]\geq X_{n}.

} Da mesma forma, um submartingale de tempo cont�nuo satisfaz a E [?? X t | { X t : t = s } ] = X s ? s = t .

{\displaystyle?? {}E[X_{t}|\{X_{\tau }:\tau \leq s\}]\geq X_{s}\quad \forall s\leq t.

} Em teoria do potencial, uma fun��o sub-harm�nica f {\displaystyle f} ? f?? = 0 {\displaystyle \Delta f\geq 0} Grosso modo, o prefixo "sub-" � consistente porque a atual observa��o X n {\displaystyle?? X_{n}} E [ X n + 1 | X 1 , ...

, X n ] {\displaystyle E[X_{n+1}|X_{1},...,X_{n}]}

De forma an�loga, um?? supermartingale de tempo discreto satisfaz a

E [ X n + 1 | X 1 , .

.

.

, X n ]?? = X n .

{\displaystyle {}E[X_{n+1}|X_{1},\ldots ,X_{n}]\leq X_{n}.

} Da mesma forma, um supermartingale de tempo cont�nuo satisfaz a E [ X?? t | { X t : t = s } ] = X s ? s = t .

{\displaystyle {}E[X_{t}|\{X_{\tau?? }:\tau \leq s\}]\leq X_{s}\quad \forall s\leq t.

} Em teoria do potencial, uma fun��o super-harm�nica f {\displaystyle f} ? f =?? 0 {\displaystyle \Delta f\leq 0} Grosso modo, o prefixo "super-" � consistente porque a atual observa��o X n {\displaystyle X_{n}}?? E [ X n + 1 | X 1 , ...

, X n ] {\displaystyle E[X_{n+1}|X_{1},...,X_{n}]}

Exemplos de submartingales e supermartingales?? [ editar | editar c�digo-fonte ]

Todo martingale � tamb�m um submartingale e um supermartingale.

Reciprocamente, todo processo estoc�stico que � tanto?? um submartingale, como um supermartingale, � um martingale.

Considere novamente um apostador que ganha $1 quando uma moeda der cara e?? perde $1 quando a moeda der coroa.

Suponha agora que a moeda possa estar viesada e que ela d� cara com?? probabilidade p {\displaystyle p} Se p {\displaystyle p} 1 / 2 {\displaystyle 1/2} Se p {\displaystyle p} 1 / 2?? {\displaystyle 1/2} Se p {\displaystyle p} 1 / 2 {\displaystyle 1/2}

Uma fun��o convexa de um martingale � um submartingale pela?? desigualdade de Jensen.

Por exemplo, o quadrado da riqueza de um apostador em jogo de moeda honesta � um submartingale (o?? que tamb�m se segue do fato de que X n 2 - n {\displaystyle {X_{n}}^{2}-n}

Martingales e tempos de parada [?? editar | editar c�digo-fonte ]

Um tempo de parada em rela��o a uma sequ�ncia de vari�veis aleat�rias X 1 , X?? 2 , X 3 , ...

{\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...

} � uma vari�vel aleat�ria t {\displaystyle \tau } com a propriedade de que?? para cada t {\displaystyle t} , a ocorr�ncia ou a n�o ocorr�ncia do evento t = t {\displaystyle \tau =t}?? depende apenas dos valores de X 1 , X 2 , X 3 , ...

, X t {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...,X_{t}} .

A?? intui��o por tr�s da defini��o � que, a qualquer tempo particular t {\displaystyle t} , pode-se observar a sequ�ncia at�?? o momento e dizer se � hora de parar.

Um exemplo na vida real pode ser o tempo em que um?? apostador deixa a mesa de apostas, o que pode ser uma fun��o de suas vit�rias anteriores (por exemplo, ele pode?? deixar a mesa apenas quando ele vai � fal�ncia), mas ele n�o pode escolher entre ficar ou sair com base?? no resultando de jogos que ainda n�o ocorreram.[16]

Em alguns contextos, o conceito de tempo de parada � definido exigindo-se apenas?? que a ocorr�ncia ou n�o ocorr�ncia do evento t = t {\displaystyle \tau =t} seja probabilisticamente independente de X t?? + 1 , X t + 2 , ...

{\displaystyle X_{t+1},X_{t+2},...

} , mas n�o que isto seja completamente determinado pelo hist�rico?? do processo at� o tempo t {\displaystyle t} .

Isto � uma condi��o mais fraca do que aquela descrita no par�grafo?? acima, mas � forte o bastante para servir em algumas das provas em que tempos de parada s�o usados.

Uma das?? propriedades b�sicas de martingales � que, se ( X t ) t > 0 {\displaystyle (X_{t})_{t>0}} for um (sub/super)martingale e?? t {\displaystyle \tau } for um tempo de parada, ent�o, o processo parado correspondente ( X t t ) t?? > 0 {\displaystyle (X_{t}^{\tau })_{t>0}} definido por X t t := X min { t , t } {\displaystyle X_{t}^{\tau?? }:=X_{\min\{\tau ,t\}}} � tamb�m um (sub/super) martingale.

O conceito de um martingale parado leva a uma s�rie de teoremas importantes, incluindo,?? por exemplo, o teorema da parada opcional, que afirma que, sob certas condi��es, o valor esperado de um martingale em?? um tempo de parada � igual ao seu valor inicial.



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Cinco meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro.

[nota 1] Desde?? ent�o a televis�o cresceu no pa�s e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.

Em 1955?? � inaugurada a TV Rio, aliando-se � TV Record, inaugurada em 1953, das Emissoras Unidas.

Em agosto de 1957 iniciam-se as?? transmiss�es entre cidades no Brasil, com um link montado entre a TV Rio e a TV Record, ligando as cidades?? do Rio de Janeiro e S�o Paulo, com a transmiss�o do Grande Pr�mio Brasil de Turfe, direto do Hip�dromo da?? G�vea no Rio de Janeiro.

Em 1959 surge a TV Continental, canal 9 no Rio de Janeiro, trazendo a novidade do?? videoteipe para o Brasil; ela seria cassada em 1972.

O jogo, portanto, requer a presen�a de tr�s elementos: considera��o (uma quantia apostada), risco (chance) e um pr�mio.

[1] O resultado?? da aposta geralmente � imediato, como um �nico lan�amento de dados, um giro de uma roleta ou um cavalo cruzando?? a linha de chegada, mas prazos mais longos tamb�m s�o comuns, permitindo apostas no resultado de uma futura competi��o esportiva.

ou?? mesmo uma temporada esportiva inteira.

Os jogos de apostas s�o importante atividade comercial internacional, com o mercado legal de jogos de?? azar totalizando cerca de 335 bilh�es de d�lares em 2009.[2]

Em alguns pa�ses, a atividade de jogo a dinheiro � legal.


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Essa pergunta vem sendo cada vez mais repetida.

Isso porque o interesse no mercado de apostas explodiu no Brasil nos �ltimos?? anos.

Ao longo do texto voc� vai entender que, sim, � poss�vel ganhar dinheiro com apostas .

No entanto, a parcela dos?? apostadores lucrativos � m�nima.

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  • Os aparelhos vest�veis s�o constru�dos de forma que as tecnologias e estruturas sejam abstra�das e seja o mais impercept�vel poss�vel?? para o usu�rio, como se fosse uma extens�o do corpo do mesmo, focando no pr�prio ser humano e nas suas?? necessidades.

    A Computa��o Vest�vel � frequentemente relacionada com a Internet das Coisas (IoT), podendo aquela ser considerada um subconjunto desta.

    Um outro?? termo encontrado atualmente e em crescimento � a "wearable technology" que come�a a fazer parte do nosso cotidiano e apresenta?? significativas proje��es de crescimento.

    Trata-se do mercado de acess�rios inteligentes e roupas produzidas com tecidos e materiais altamente tecnol�gicos que facilitam?? o nosso dia a dia, garantem melhor desempenho em atividades esportivas, monitoram a sa�de e oferecem maior seguran�a, principalmente em?? atividades profissionais.

    A partir da d�cada de 60 a computa��o vest�vel tem sido introduzida em nosso cotidiano cada dia mais.


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  • A primeira reuni�o de JA ocorreu em Los Angeles, Calif�rnia, em 13 de setembro de 1957.

    No Brasil, JA reuniu-se pela?? primeira vez em 23 de mar�o de 1993, no Rio de Janeiro.

    Para parar de jogar os membros de Jogadores An�nimos?? p�em em pr�tica um Programa de Recupera��o origin�rio de Alco�licos An�nimos - Os Doze Passos de Recupera��o - que foram?? adaptados para JA.

    O Jogo Compulsivo (Jogo Patol�gico) � considerado uma doen�a pela OMS - Organiza��o Mundial de Sa�de que, segundo?? pesquisas realizadas pelo ANJO - Ambulat�rio do Jogo Patol�gico do Hospital da Cl�nicas de S�o Paulo, afeta de 1,5 a?? 3,5% da popula��o.

    Estabelecido em v�rios pa�ses por todos continentes do mundo, Jogadores An�nimos, no Brasil, experimentou um grande crescimento devido?? ao aumento do n�mero de casas de aposta e bingos nas cidades brasileiras.


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    Um jogo de azar pode ser jogado como um jogo de apostas se os jogadores apostarem dinheiro?? ou qualquer valor monet�rio.

    Os jogos de azar s�o conhecidos em quase todas as sociedades humanas, embora muitas tenham aprovado leis?? que o restringem.

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    Caso Pinki Pramanik - Pinki Pramanik era uma velocista indiana que ajudou o revezamento 4x100m indiano a conquistar a medalha?? de ouro nos Jogos Asi�ticos de 2006.

    Por�m, em junho de 2012, foi obrigada a fazer um teste que comprovaria seu?? sexo.

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    Com a confirma��o de que � homem e capaz de manter rela��es sexuais, Pramanik est� respondendo perante as autoridades pela?? den�ncia.[ 12 ]

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    Na sequ�ncia dessa reportagem, a Blaze recebeu notifica��o do Servi�o?? de Regula��o e Inspe��o de Jogos (SRIJ) para cessar atividade.

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    E?? para ajudar nesta tarefa, h� de se ter cuidados que v�o muito al�m de simplesmente escolher entre os melhores cassinos?? online, j� que � necess�rio avaliar tamb�m as suas pr�prias a��es.

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    Para outros significados, veja China (desambigua��o)

    A Rep�blica Popular da China (RPC; chin�s simplificado: ???????; chin�s tradicional: ???????; pinyin: ? zhonghu�?? r�nm�n g�ngh�gu�), tamb�m conhecida simplesmente como China, � o maior pa�s da �sia Oriental e o segundo pa�s mais populoso?? do mundo, com mais de 1,4 bilh�o de habitantes, quase um quinto da popula��o da Terra, superado apenas pela �ndia?? [7].

    � uma rep�blica popular socialista unipartid�ria.

    Na constitui��o, descreve-se como um sistema multipartid�rio de coopera��o e consulta pol�tica sob a lideran�a?? do Partido Comunista da China[8][9][10] e como uma "ditadura democr�tica popular liderada pela classe trabalhadora e baseada na alian�a de?? trabalhadores e camponeses".

    [11] Tem jurisdi��o sobre vinte e duas prov�ncias, cinco regi�es aut�nomas (Xinjiang, Mong�lia Interior, Tibete, Ningxia e Quancim),?? quatro munic�pios (Pequim, Tianjin, Xangai e Xunquim) e duas Regi�es Administrativas Especiais com relativa autonomia[12][13][14] (Hong Kong e Macau).

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